
CONCEITO
O livro Isso não é Psicanálise? Tensionamentos em Psicanálise e Relações de Gênero faz uma brincadeira com o conceito de "isso" utilizado na teoria.
Na psicanálise, o termo "isso" (ou "id" em inglês) refere-se a uma das três partes da mente humana, conforme proposto por Sigmund Freud. O "isso" é a parte primitiva e instintiva da mente, que contém nossos impulsos básicos e desejos inconscientes, como fome, sede, e desejos sexuais. Ele opera segundo o princípio do prazer, buscando a satisfação imediata dessas necessidades e impulsos, sem considerar as consequências ou a realidade externa. O "isso" é contrastado com o "ego" e o "superego", que representam outras partes da mente que mediam e regulam esses impulsos.
A obra é o primeiro volume de uma série de livros que irão apresentar, a partir dos trabalhos de conclusão de curso, os efeitos, em cada aluno(a)(e), do percurso de transmissão de dois anos realizado na primeira Pós-graduação em Psicanálise e Gênero do Brasil - a Pós-graduação em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política, oferecida pelo Instituto de Pesquisa em Psicanálise e Relações de Gênero (IPPERG).
Muitas pessoas criticam o papel das relações de gênero dentro da teoria Psicanalítica. Logo, tanto o título quanto o fósforo colorido que queima traz a provocação de "queimar" as normas da Psicanálise. Os brindes planejados para o kit de Pré-Lançamento foram todos pensados para complementar a experiência do leitor com o conteúdo do livro.





















